Com certeza você já fez essa pesquisa alguma vez, no Google ou Facebook. Então, para lhe ajudar, seguem algumas informações sobre essa questão.
Quais os benefícios e riscos da cirurgia bariátrica?
Os benefícios da cirurgia bariátrica e metabólica:
- Perda de peso,
- Remissão das doenças associadas à obesidade (como Diabetes e Hipertensão),
- Diminuição do risco de mortalidade,
- Aumento da longevidade e
- Melhoria na qualidade de vida.
Os riscos da cirurgia bariátrica e metabólica:
Os riscos são os mesmos de outras cirurgias abdominais. Por essa razão, deve ser feita em hospital com estrutura adequada e por médicos associados à SBCBM que pratiquem os procedimentos regulamentados pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).
Quem pode fazer a Cirurgia Bariátrica?
Conforme os preceitos médicos, a indicação cirúrgica deve ser decidida sob a análise de três critérios:
- IMC (Índice de Massa Corporal),
- Idade,
- Tempo da doença.
Qual é o peso mínimo para fazer a cirurgia bariátrica?
Na verdade o peso mínimo não é a forma correta de avaliar e sim o IMC (Índice de Massa Corporal).
Então, nosso primeiro passo será calcular o seu IMC usando a calculadora a seguir:
Em relação ao Índice de Massa Corpórea (IMC)
Agora que você já sabe o seu IMC, verifique se está dentro dos critérios de indicação para a cirurgia:
- IMC acima de 40 kg/m² , independentemente da presença de comorbidades.
- IMC entre 35 e 40 kg/m² na presença de comorbidades.
- IMC entre 30 e 35 kg/m² na presença de comorbidades que tenham obrigatoriamente a classificação “grave” por um médico especialista na respectiva área da doença. É também obrigatória a constatação de “intratabilidade clínica da obesidade” por um endocrinologista.
A obesidade mórbida é definida como um índice de massa corpórea maior que 40 ou 45 Kg/m2 acima do peso ideal, e apresenta consequências mórbidas orgânicas ou psicossociais.
Em relação à idade
- Abaixo de 16 anos: exceto em caso de síndrome genética, quando a indicação é unânime, o Consenso Bariátrico recomenda que, nessa faixa etária, os riscos sejam avaliados por cirurgião e equipe multidisciplinar. A operação deve ser consentida pela família ou responsável legal e estes devem acompanhar o paciente no período de recuperação.
- Entre 16 e 18 anos: sempre que houver indicação e consenso entre a família ou o responsável pelo paciente e a equipe multidisciplinar.
- Entre 18 e 65 anos: sem restrições quanto à idade.
- Acima de 65 anos: avaliação individual pela equipe multidisciplinar, considerando risco cirúrgico, presença de comorbidades, expectativa de vida e benefícios do emagrecimento.
Em relação ao tempo da doença
- Apresentar IMC e comorbidades em faixa de risco há pelo menos dois anos e ter realizado tratamentos convencionais prévios.
- Além disso, ter tido insucesso ou recidiva do peso, verificados por meio de dados colhidos do histórico clínico do paciente.
Me interessei, qual o próximo passo?
O próximo passo é agendar uma consulta para podermos fazer uma avaliação inicial da sua saúde, verificar se atende aos critérios necessários para a cirurgia bariátrica e então começar a fazer os exames médicos indicados.
Aonde atende para a consulta?
- Consultório na Barra da Tijuca
- Hospital Oeste Dor em Campo Grande
Quais convênios aceita?
- No consultório aceito Unimed, Capesaúde e CAC. Também aceito Bradesco e Sulamérica por reembolso.
- No Oeste Dor posso atender com vários outros convênios. Clique aqui e verifique se aceita o seu.
Atende pelo SUS?
Lamento, não atendo pelo SUS.
Não tenho plano, nem posso pagar particular, o que faço para fazer a Cirurgia Bariátrica?
- Uma opção é contratar um bom plano de saúde e aguardar o prazo de carência.
- A outra opção é tentar pelo Sistema Único de Saúde (SUS), que oferece gratuitamente a cirurgia bariátrica, desde que cumpridos os critérios que já apresentamos. O tempo de espera para fazer a cirurgia bariátrica no sistema público de saúde gira em torno de quatro a seis anos, mas o prazo pode variar em cada região do país.
Quais as Contraindicações para fazer a Cirurgia Bariátrica?
As situações abaixo configuram condições adversas à realização de procedimentos cirúrgicos para o controle da obesidade:
- Limitação intelectual significativa em pacientes sem suporte familiar adequado;
- Quadro de transtorno psiquiátrico não controlado, incluindo uso de álcool ou drogas ilícitas; no entanto, quadros psiquiátricos graves sob controle não são contraindicativos à cirurgia;
- Doenças genéticas.
Quando fazer a Cirurgia Bariátrica?
A primeira recomendação para o tratamento da obesidade é a adoção de hábitos saudáveis, como dieta leve e exercícios físicos regulares. Em seguida, tenta-se controlar a doença por meio de remédios, os conhecidos emagrecedores.
Quando o médico e o paciente se convencem de que se esgotou a tentativa de tratar a obesidade exclusivamente pela mudança do estilo de vida, uma das alternativas mais eficazes é recorrer à cirurgia bariátrica e metabólica.
Quanto tempo demora até fazer a cirurgia bariátrica?
Da primeira consulta até realizar a cirurgia pode levar de 3 meses a 6 meses, vai depender dos exames e acompanhamento com a equipe médica multidisciplinar (psicóloga, nutricionista, endocrinologista, cardiologista).
Plano de saúde cobre a Cirurgia Bariátrica?
As cirurgias bariátrica estão previstas no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde regulamentado pela ANS. Dessa forma, as cirurgias bariátricas devem ser cobertas pelos planos de saúde.
Esse tipo de procedimento faz parte da cobertura mínima obrigatória a ser assegurada pelos planos privados chamados “planos novos” e pelos “planos antigos” adaptados. Os planos novos são aqueles que foram comercializados a partir de 2/1/1999 e os “planos antigos” adaptados são os que foram adquiridos antes de 2/1/1999 e que foram ajustados conforme a Lei nº 9.656, de 1998.
O descumprimento de tais requisitos por parte das operadoras de saúde pode gerar punição com multas, sendo passível, inclusive, de processo judicial.
O que é preciso saber sobre a cobertura de cirurgia bariátrica?
Apesar de ser um evento previsto no Rol mínimo de cobertura, existem algumas diretrizes que indicam características e condições de saúde do paciente. São características as quais a ANS entende como sendo relevantes para os resultados clínicos do procedimento.
Por isso, os planos de saúde devem se orientar por essas diretrizes para a condução de cada caso. Segundo a ANS, a cirurgia bariátrica é indicada para pacientes obesos, que mesmo tendo sido submetidos ao tratamento clínico com medicamentos e mudanças de estilo de vida, não tiveram respostas satisfatórias.
Existe carência para cirurgia bariátrica?
Se você contratou um plano de saúde a fim de realizar uma cirurgia bariátrica, saiba que terá que esperar um pouco para que isso aconteça.
Isso porque, ao contratar um serviço de assistência médica, o beneficiário precisa aguardar alguns prazos para utilizar os serviços.
Esses prazos são chamados de carência, e variam de acordo com o tipo de procedimento. No caso de cirurgias, o prazo a ser esperado é de 180 dias após a assinatura do contrato.
Carência da cirurgia bariátrica no plano de saúde pode variar?
Sim. Também é preciso destacar que a carência muda se a obesidade for uma doença preexistente.
Ou seja, uma doença que o paciente já possuía o diagnóstico no momento de contratação do plano. Neste caso, o prazo de carência da cirurgia bariátrica no plano de saúde é de 24 meses.
Isso significa que existem dois cenários básicos possíveis:
- Em que o consumidor contrata o plano de saúde e inicia a contagem do seu período de carência de 180 dias.
- Durante essa espera de 6 meses, porém, o indivíduo ganha peso e é diagnosticado com obesidade. A solução é a cirurgia bariátrica.
- Nessa situação, o paciente poderá finalizar o período de 180 e realizar a operação. Afinal, a obesidade não era uma doença preexistente;
- Quando o paciente já possuía obesidade ao contratar o plano. Aqui, ele deverá aguardar os 24 meses de espera, já que a condição era preexistente.
Esses prazos de carência são necessários para que os planos de saúde possam se adequar aos novos clientes e assim atender toda a demanda com qualidade.
Tais prazos não são escolhidos ao acaso. Eles são definidos pela ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), e válidos para todas as operadoras de saúde que atuam em território nacional.
Quanto custa em média uma cirurgia bariátrica no particular?
Um procedimento deste porte não é barato, porque existem 3 grandes grupos de gastos envolvidos:
- Hospital,
- Equipe médica e
- Materiais.
O valor final vai depender de vários itens, em cada um deles. Em média, no RJ, esse valor varia de R$35 mil a R$40 mil, mas só posso definir com você o valor depois de uma consulta.
Somente depois de te avaliar é que iremos definir tudo o que precisaremos destes 3 grandes grupos e ter uma idéia de valores reais.
Importante: lembre que esse valor que passei é uma estimativa média no RJ e vai depender de diversos fatores, e não é o meu valor oficial.